Congressos Ibéricos

 
6 A 7 DE JUNHO DE 2016.
 

V Congresso Ibérico de Actuários

 
O Instituto dos Actuários Portugueses, em cooperação com o Instituto de Actuarios Españoles, Col·legi d’Actuaris de Catalunya, e o Euskal Herriko Actuarioen Elkargoa, organizaram o V Congresso Ibérico de Actuários, que decocorreu em Lisboa de 6 a 7 de Junho de 2016.
O objectivo do congresso foi o de funcionar como ponto de encontro dos profissionais, académicos, investigadores e supervisores que atuam no setor, e esteve aberto a todos que estão interessados nos campos atuarial, financeiro e gestão de risco.
Acresce, que o primeiro objectivo deste congresso foi que este forum apresentasse novas ideias em temas que contribuam para o enriquecimento da área, em que cada profissional trabalha.
 
 
19 A 21 DE JUNHO DE 2013.

IV Congresso Ibérico de Actuários

 
O Col·legi d’Actuaris de Catalunya, em colaboração com o Instituto de Actuarios Españoles, o  Euskal Herriko Actuarioen Elkargoa e o Instituto dos Atuários Portugueses, organizaram o IV Congresso Ibérico de Atuarios, desta vez em Barcelona.
 
O congresso foi um lugar de encontro entre profissionais, académicos, investigadores,  supervisores, e em geral, de todos aqueles que desenvolvem a sua atividade no âmbito atuarial, financeiro e de gestão de riscos. O objectivo principal foi o de promover a apresentação de trabalhos que ajudem a enriquecer a profissão atuarial.
 
O congresso teve como temas principais Solvência II, Vida e Pensões e a Função Atuarial, em particular:
 
  • A  gestão  de riscos  (Pilar II)
  • A subscrição de riscos (pricing)
  • Provisões  técnicas (reserving)
  • Valorização dos activos e passivos
  • IFRS 4
  • A quantificação de riscos, Fórmula Padrão (Pilar I)
  • Avaliação avançada da solvência (modelos internos)
  • Resseguro
  • A gestão do O.R.S.A. (Pilar II)
  • Reformas paramétricas e estruturais dos sistemas de pensões
  • Seguros de vida e dependência
  • Supervisão e regulação
  • Profissionalismo.
  
11 a 19 de JUNHO DE 2011.

III Congresso Ibérico de Actuários

 
O Instituto de Actuários Españoles, em colaboração com o Instituto dos Atuários Portugueses, o Col.legi d’Actuaris de Catalunya e o Euskal Herriko Actuarioen Elkargoa, organizaram no passado mês de junho de 2011 em Madrid, Espanha, o III Congresso Ibérico de Atuários.
 
Este evento esteve associado aos prestigiados Colóquios ASTIN e AFIR da IAA – International Actuarial Association.
 
 
 
 
11 A 13 DE JUNHO DE 2009

II Congresso Ibérico de Actuários

 A cidade espanhola de Bilbao, recebeu em junho de 2009, o II Congresso Ibérico de Atuários, evento destinado a compartilhar estudos elaborados por atuários, principalmente, da Península Ibérica.
 
Neste evento os participantes puderam compartilhar suas experiências através de sessões especificas quer ao nível de conhecimentos teóricos como práticos.
 
Os temas debatidos foram: Gestão de riscos financeiros; Gestão de riscos atuariais; Solvência; Seguridade Social; Seguridade Social; Seguros de Vida e Planos de Previdência; Dependência; Teoria da Ruína; Resseguro e Novos produtos financeiros e de seguros.
 
 
 
 
29 A 31 DE MAIO DE 2008

I Congresso Ibérico de Actuários

As Organizações Profissionais de Atuários de Portugal (IAP) e de Espanha uniram-se na organização do Primeiro Congresso Ibérico de Atuários, que teve lugar em Lisboa, em Maio de 2008.
 
O objectivo deste Congresso foi o intercâmbio de experiências profissionais e científicas, em todos os domínios das Ciências Atuariais, entre Atuários de línguas Portuguesa e Espanhola.
 
Este evento contou com uma larga participação de atuários de vários países, para além de Portugal e Espanha, tendo o seu sucesso lançado as sementes para a realização de futuros eventos do mesmo género.