Como ser atuário

 

O atuário é o profissional que calcula o impacto atual de um acontecimento futuro e contingente. Baseado na Matemática e Finanças, o cálculo atuarial é uma ciência que exige conhecimentos técnicos aprofundados e qualidades pessoais como a capacidade de concentração ou atenção ao detalhe.
 
Ser atuário significa possuir capacidades e conhecimentos matemáticos e financeiros altamente valorizados.Os atuários vêm de diferentes origens académicas, mas compartilham um grande interesse pela matemática, mesmo que não tenham feito um curso de matemática. Quando se formar como atuário,  aprenderá a analisar dados, avaliar os riscos financeiros e comunicar esses dados a não especialistas.
 
Para ser atuário é necessário completar os estudos universitários que respeitem o syllabus do IAP ou de outra associação membro da AAE. Há vários cursos universitários que se aproximam do exigido, mas  atualmente há uma única formação em Portugal que respeita integralmente o syllabus: o Mestrado em Actuarial Science do ISEG.
 
Posteriormente à formação inicial, é necessário manter-se atualizado, pelo que as atividades de desenvolvimento profissional contínuo são fundamentais para acompanhar as alterações legislativas, a evolução científica e tecnológica e os novos campos de atuação dos atuários como a gestão de riscos ou a ciência dos dados.